logo AmoInglêsHandouts
Este texto foi extraído gratuitamente do site AmoInglês®, sendo a cópia destinada exclusivamente ao uso pessoal. É proibida qualquer reprodução não-autorizada deste texto, o que inclui a sua reprodução total ou parcial em sites, blogs, livros, revistas e jornais. Para mais tópicos da gramática, dicas para seu aprendizado, e muito mais, visite o site www.amoingles.com.br

Por onde começar a estudar inglês?

Quando começamos a estudar inglês, é comum sentirmos certa falta de rumo. Para que você não fique perdido e saiba qual caminho seguir, vamos dar dicas para que você comece a estudar pelo ponto certo. Vale lembrar que as dicas são válidas tanto aos que estão fazendo um curso de inglês quanto aos que estão estudando por conta própria.

Antes de tudo, comecemos pelo começo, sem afobação. Isso parece óbvio, mas na prática muitos começam a estudar pelo final, o que só causa desânimo. É comum começar pelos detalhes, mas esse não é um bom caminho. Seria como se um estrangeiro começasse a estudar português pela conjugação de verbos e uso da crase, fazendo com que fiquem totalmente perdidos.

"Sem palavras, sem frases."

Palavras

O grande problema é saber qual é o começo, não? Lembre-se que sem palavras suficientes, não formamos sentenças. Ou seja: sem palavras, sem frases. Portanto, o melhor modo de começar é aprendendo novas palavras, aumentando nosso vocabulário, e para isso a companhia de um dicionário Inglês-Português é indispensável, seja ele impresso, no computador ou mesmo no celular.

Pense nas palavras que você mais fala no dia-a-dia e procure no dicionário. Olhe em sua volta e veja se você sabe o nome dos objetos que você mais usa. Tenha um caderno em mãos para que você anote as novas palavras e as revise mais tarde até decorá-las. Você deve manter uma rotina, e decorar de fato no mínimo 5 palavras ao dia. Você deve encher seu caderno com palavras, pois quanto mais palavras, maior o avanço.

Ler textos simples em inglês é excelente, pois lá você verá o emprego das palavras em diferentes situações. No início, decorar algumas frases úteis como “How are you?”, “Nice to meet you”, ou “Can I have some water?” costuma ser uma excelente idéia.

Isso pode ser um tanto desconfortável no começo, mas falar com si mesmo é algo útil para seu aprendizado. Tente formar frases de todo o tipo, descrevendo o seu dia, falando dos seus planos, ou pensando no seu problema. Vá estudando tópicos da gramática aos poucos, e procure ao máximo usar aquilo que você estudou, pois é assim que você fixa o aprendizado.

Na verdade, aprender inglês não é uma prova de inteligência ou de habilidades, mas sim uma prova de persistência. Você pode estudar pouco por dia, mas você deve estudar todos os dias. Una o útil ao agradável, pois estudar não é somente pegar um livro de gramática e ler; ler revistas em inglês ou procurar coisas que te interessam em sites em inglês também é estudo.

Espero que tenhamos te ajudado. Abraços e boa sorte!