logo AmoInglêsHandouts
Este texto foi extraído gratuitamente do site AmoInglês®, sendo a cópia destinada exclusivamente ao uso pessoal. É proibida qualquer reprodução não-autorizada deste texto, o que inclui a sua reprodução total ou parcial em sites, blogs, livros, revistas e jornais. Para mais tópicos da gramática, dicas para seu aprendizado, e muito mais, visite o site www.amoingles.com.br

Como falar Inglês fluentemente

Chegar à fluência em inglês não é tarefa fácil, exige bastante empenho, mas trabalhando sobre os pontos certos você chega lá. Aqui te mostraremos os principais pontos para você alcançar a fluência na língua inglesa. As dicas são válidas tanto para os que nunca saíram do país quanto aos que estão morando em países de língua inglesa.

Não se prenda a detalhes pequenos
Comece a estudar do começo. Pense em um estrangeiro estudando português; Estaria ele evoluindo bastante na conversação se ele ficasse meses estudando conjugações verbais e regras de acentuação? Ficar preso a detalhes da gramática não é um meio eficiente de estudar aos que pretendem falar bem inglês. Aprenda primeiro a formar frases e aumente bem o seu vocabulário.

Ouvindo mp3

Ouça e leia bastante
Pode não parecer, mas quando ouvimos e lemos o nosso aprendizado é grande. Ao ouvir, além de aprender palavras soltas, você aprende também frases novas, e consegue formar outras frases a partir das que você ouviu. Acredite, se você ouve as frases, você aprende a formá-las sozinho. Assim como aprendemos português, primeiro aprendemos palavras, ouvimos frases, depois falamos.

Tente formar novas frases
Imagine uma situação e tente explicá-la em inglês. Imagine uma pergunta e tente respondê-la em inglês. Essa é uma dica valiosa aos que tentam

Não fique traduzindo as frases
Esse é talvez o erro mais comum de brasileiros que tentam aprender inglês. Pegar uma frase e tentar traduzir palavra por palavra ao inglês não dá certo, pois as estruturas de frases são completamente diferentes. Quando for formular uma frase, não pense no português, mas sim na situação.

Rodeie-se de inglês
Quanto mais coisas na língua inglesa você conviver no dia-a-dia, mais rápido e natural será o seu aprendizado. Não precisa estar em outro país, basta ter inglês ao seu redor. Ouça músicas em inglês, leia livros em inglês, procure coisas na internet em sites em inglês, faça anotações em inglês, mude o menu do seu celular para inglês etc.

Fale em voz alta
Quando estiver lendo um texto, pare e leia alguns trechos em voz alta. Quando estiver ouvindo a um áudio em inglês, repita algumas das frases que você ouviu. Falar é importante tanto para desinibição, ou para fixar o aprendizado, quanto para exercitar a musculatura da nossa língua. Parece estranho, mas a nossa língua possui músculos, e para que ela consiga ficar em novas posições, ela precisa se exercitar naquelas posições. Portanto, fale em voz alta.

Converse bastante!

Conversa

Converse em inglês sempre que tiver oportunidade. Se você está no seu país, sabemos que a maioria das pessoas não tem muitas oportunidades no dia-a-dia, mas hoje a internet criou essa possibilidade. Na internet você pode encontrar contatos de outros estudantes da língua inglesa de outros países e manter conversas via Skype. Treinar com outros estudantes de outros países garante uma boa evolução a você.
Se você está em um país de língua inglesa, converse mais com os nativos, e evite ficar falando em português com colegas. Os nativos são geralmente receptivos quando percebem que a pessoa está se esforçando para aprender a língua deles.

O importante, de qualquer modo, é forçar você a se comunicar, a formar frases, a responder e a fazer perguntas. Aproveite a oportunidade para conhecer novas culturas e realidades também.

Consulte a gramática de tempos em tempos
Apesar de não recomendarmos você iniciar pela gramática profunda, recomendamos que você consulte a gramática. Afinal, você não quer falar inglês tão bem quanto um analfabeto fala português, quer? Quando houver dúvidas, leia sobre e melhore aquele ponto. O estudo da gramática é uma lapidação da língua, que deve ser feita de tempos em tempos.

Finalmente
Aproveite toda a oportunidade que nós do AmoInglês damos para você! Aqui você encontra materiais exclusivos para se orientar, estudar, consultar e muito mais.