logo AmoInglêsHandouts
Este texto foi extraído gratuitamente do site AmoInglês®, sendo a cópia destinada exclusivamente ao uso pessoal. É proibida qualquer reprodução não-autorizada deste texto, o que inclui a sua reprodução total ou parcial em sites, blogs, livros, revistas e jornais. Para mais tópicos da gramática, dicas para seu aprendizado, e muito mais, visite o site www.amoingles.com.br

Como aprender Inglês

Muitas pessoas sentem que seu inglês não evolui como deveria, e outras nem sabem por onde começar. Para ajudá-los, daremos aqui algumas dicas valiosas que irão melhorar o seu aprendizado.

Use todos os recursos possíveis
Mesmo que você faça aulas de inglês, não aposte somente nas aulas. Não se limite a um ou dois recursos, como aulas e música, pois há muitas outras formas disponíveis pra você. A internet fornece inúmeras possibilidades, uma das maiores é para o aprendizado de novas línguas.

Rodeie-se de inglês
A melhor forma de aprender inglês é cercando-se de inglês. Faça do inglês parte do seu cotidiano escrevendo em inglês na sua agenda e em notas pessoais, utilizando programas e sites nas versões de língua inglesa, leia e ouça notícias em inglês, assista a filmes, ouça rádios etc. Quanto mais rodeado de inglês você estiver, mais rápido e natural será o seu aprendizado, pois mais você começará a  integrar a língua inglesa nos seus pensamentos.

Faça do inglês algo interessante e útil
Leia e ouça coisas que sejam interessantes e úteis pra você. Se você acha insuportáveis aquelas longas conversações dos CDs de cursos de inglês, você não é o único. Do que você gosta mais? Ver filmes, ler livros, escutar rádios e músicas, navegar na internet?

Procure assuntos que te agradam, ou que te sejam úteis. Tudo o que puder ser buscado em inglês, busque em inglês: notícias, ajudas, receitas, dicas etc. Até mesmo porque existem 35 vezes mais sites em inglês do que em português, ou seja, você aumenta muito as chances de encontrar o que procura.

Assista a filmes
Faça do seu lazer também um aprendizado. Procure assistir a filmes e seriados em inglês, se possível, evitando o uso ou a leitura das legendas; prefira o recurso “closed caption” (legendas no idioma do filme). Ouvir constantemente pessoas falando em inglês é essencial para melhorar a compreensão (listening), assim como para aumentar o seu vocabulário, ver o uso da gramática, e aprender o inglês do cotidiano.

Ouça músicas
Escutar músicas é algo muito prazeroso, além disso, músicas são uma das melhores ferramentas para aumentar a sua compreensão e vocabulário. Pegue as suas músicas preferidas e procure entender toda a letra.

Aumente o seu vocabulário
Para formar frases e conversas, as palavras certas são sempre necessárias. Tenha um caderno onde você anota todas as palavras novas que você aprendeu no dia, seguida de uma explicação curta. Revise seu caderno de tempos em tempos. Vá riscando as palavras que você já tiver memorizado o significado. Quanto mais palavras riscadas, mais você aumentou seu vocabulário.

Estude periodicamente
Estude de forma regular, ao menos um ou dois tópicos de gramática por vez, fazendo os exercícios e testes. Você pode pensar que isso não muda muito, mas muda completamente o seu modo de ver o idioma. Assim como no português, você não precisa saber a gramática muito a fundo, mas precisa conhecer os conceitos básicos. Afinal, você quer saber inglês tanto quanto ou até menos que um analfabeto sabe português?

Treine a conversação
Existe ferramentas incríveis que permitem você conversar com pessoas de outros países. A maioria dessas pessoas são outros estudantes de inglês, mas acredite, muitas vezes é melhor, pois é mais fácil conversar com pessoas de nível semelhante ao seu. O importante é falar e escutar.

Grave a sua voz
Sim, nós sabemos que é horrível ouvir a nossa própria voz gravada, mas essa é a melhor forma de corrigirmos os nossos próprios erros de pronúncia. Leia pequenos trechos e grave, ou mesmo grave trechos de conversas no Skype. Ouvindo a sua gravação você verá o quanto você pode melhorar, e ouvindo as gravações antigas, você verá claramente a sua evolução.

Dê empenho!
Parece óbvio, mas na hora as pessoas não se lembram disso. Mesmo aos que fazem aulas, a maior parte do aprendizado vem geralmente do empenho extra que você dá fora da sala de aula. Quem estuda por conta própria sabe bem disso: sem persistência, sem evolução.

Finalmente
Continue sempre aprendendo, e amplie os seus horizontes!